quinta-feira, 26 de junho de 2014

Desafio de costura história #12: Silhueta e suporte

 Esse é o desafio nº 12 e eu cumpri apenas 2 e postei só 1, que vergonha hahahahahaha Mas vamos lá.

Número do desafio: #12
Tecido: Brim
Molde: Desenhado por mim
Ano da peça: 1780s
Materiais utilizados: Brim, manta acrílica, viés de algodão
Quão historicamente correto é?: 65%*
Total de horas para finalização: aprox. 2h, da modelagem à costura
Quando utilizou pela primeira vez: Ainda não usado.
Custo total: Menos de R$20

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem. Seguirei esse cálculo pros próximos desafios também.

The Bum Shop, 1785. Lewis Walpole Library

Eu precisava de algo que desse a silhueta correta pra um traje de aprox. 1780 que eu estou planejando, e não poderia ser pocket hoops já que a intenção é um traje simples e campestre, ou seja: teria que ser um bum pad (diga-se de passagem que esse é o terceiro que eu faço, rs). Eu gosto desse tipo de peça porque são fáceis de fazer e confortáveis de usar.

Pesquisando modelos (existiam vários!) cheguei a conclusão que deveria ser algum parecido com esses: 




Molde e corte:

A partir disso resolvi então desenhar um que proporcionasse a silhueta que eu queria (um volume mais acentuado nas laterais e um pouco de volume atrás). Depois de desenhar o molde cortei o papel e posicionei no meu corpo pra testar o resultado.

Costura:


Para a costura, eu marquei no molde onde os "gomos" seriam divididos através da costura e onde eu deveria costurar nas bordas. Primeiro costurei a parte de fora, marquei os piques nas curvas e virei para o lado certo. E por último costurei os gomos.


Para rechear eu suei manta acrílica, que desfiei pra que ficasse mais fofinha.


Pra fechar costurei com o viés, deixando sobras dos dois lados para amarrar no corpo.

Resultado:


Eu fiquei bem satisfeita com o resultado! É bem a silhueta que eu estava buscando pro meu traje.




O efeito que dá embaixo de uma saia (muito amassada, hehe)


Referências:

Late 18th Century Skirt Supports: Bums, Rumps, & Culs

Como talvez alguns de vocês saibam os desafios do Historical Sew Fortnightly estão sendo traduzidos e postados no Diários Anacrônicos (faltam alguns mas acompanhem que logo estarão lá ^^). 

2 comentários:

  1. Ficou muito bom, Ju. Achei legal você usar brim. Não ficou muito rígido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pauline!
      Optei pelo brim porque queria aproveitando um retalho que já tenho aqui, mas é um brim leve (mais leve que um jeans, por exemplo) e por isso não ficou rígido...

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.