segunda-feira, 14 de julho de 2014

Desafio de Costura história #13: Abaixo de R$22

Cumprindo mais uma etapa do Desafio de Costura Histórica (todas os posts relacionados estão sob o marcador HSF). O tema dessa quinzena é 'abaixo de R$22' (U$10, no original), ou seja, eu teria pensar em alguma peça história que fosse barata de fazer.

Número do desafio: #13
Tecido: percal
Molde: desenhei o mel próprio baseado em imagens de peças da época
Ano da peça: indefinido, século XVIII mesmo
Materiais utilizados:  percal, elástico, renda de algodão, fita de cetim
Quão historicamente correto é?: 70% *
Total de horas para finalização: Aprox. 6h
Quando utilizou pela primeira vez: Ainda não usei
Custo total: Aprox. R$15

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem.

Para esse desafio pensei em fazer alguma roupa de baixo, onde eu poderia usar o percal (tecido de algodão geralmente utilizados pra lençol), por render bastante ser bem leve. Já que eu estou fazendo um traje rococó, fiquei de fazer uma chemise, que já queria a tempos. Já é a terceira chemise que eu faço, a primeira tem um post aqui. 

É difícil ver imagens de chemise sem que tenham o stays por cima, mas eu juntei alguns exemplos que me inspiram  para o modelo na imagem acima.

Chemises (também chamadas de shift) em geral são peças mais tranquilas de fazer, acho que o mais trabalhoso mesmo é a questão dos recortes. Como é tudo bem quadrado, precisei usar fita de cetim para ajustar a peça na gola e elástico na manga. 

Molde, corte e construção: 



Antes de tudo resolvi desenhar a chemise pra fazer o plano de corte e modelagem pra poder definir as medidas que seriam usadas e pra facilitar na hora do corte e costura. Não fiz o molde no papel e depois do desenho e alguns cálculos fui direto no tecido mesmo. Ainda pretendo fazer um tutorial completo então não vou em estender muito na construção.

Edit: link para o tutorial: http://jlperipecia.blogspot.com.br/2014/12/tutorial-chemise-rococo.html

Resultado:



Estou satisfeitíssima com o resultado! Ainda nem provei, mas colocando na Jurema (a manequim), já percebi que ficou do jeito que eu queria, não mudaria nada numa próxima vez. 

Referências:


Até o final do mês eu venho com o tutorial e mais fotos, aí coloco o link aqui nesse post.

2 comentários:

  1. Ficou uma gracinha!! Estou ansiosa para vê-la num outfit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ficaria bom nun outfit lolita? Fico me perguntando aqui...

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.