terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A moda praia do final da Era Vitoriana



    Durante o final do século XIX, um estilo de vida mais saudável passou a ser mais valorizado, e consequentemente a moda seguiu essa tendência, surgindo assim trajes específicos para práticas de esportes, caminhadas e até mesmo banhos de mar.



    Foi a partir da década de 1880's que esportes relacionados a nado se popularizaram, e  vários clubes de natação em Londres. 



    Para mulheres que iriam passar um dia na praia haviam as bathing machines (máquinas de banho, em tradução livre). Pequenas casas de madeira com rodas que eram levadas até a água para que as mulheres pudessem se banhar com privacidade ou se trocar.  As bathing machines eram mais comuns na Inglaterra, mas também eram utilizadas em outros países.




    Para ir a praia o traje utilizado eram bem específico. Para as mulheres, o mais comum conjuntos de vestido curto e bloomers (que a essa altura já estavam sendo também utilizados em trajes femininos de ciclismo). Eles  eram feitos em flanela, lã ou jérsei e apesar de na maioria das vezes cores escuras serem utilizadas, haviam também opções em tons claros. 


    Essas peças podiam ser bastante enfeitadas com detalhes em fitas, bordados e passamanarias. Motivos 'navy' eram comuns, como golas de marinheiro, listras e afins. Junto dos trajes as mulheres utilizavam meias, sapatilhas (bathing slippers) e toucas de banho.



    Os trajes masculinos lembravam bastante a moda íntima da época, e eram basicamente macacões curtos, muitas vezes listrados.

    Mais alguns exemplos de trajes que estão atualmente em museus:

1895, Arnold Constable and Company

 1888, Missouri History Museum

1890

1900s, MET Museum

    A quem interessar, nessa página tem várias fotos de pessoas em trajes de banho do final do século XIX e início do XX. A Pauline (do Diários Anacrônicos) reuniu vários outros exemplos de trajes de banho históricos nesse painel do pinterest, recomendo dar uma olhada. 

Referências:

http://www.fashion-era.com/early_swimwear.htm
http://www.victoriana.com/library/Beach/FashionableBathingSuits.htm
http://www.victoriana.com/Etiquette/bathingmachine.htm
http://www.messynessychic.com/2014/04/15/victorian-prudes-beachside-bathing-machines/
http://www.cityofcapitola.org/capitola-museum/page/sea-century-swimwear-historic-swim-apparel
http://www.bbc.co.uk/ahistoryoftheworld/objects/k-6Qqja3RpCUgQgJnV8oMw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.