sexta-feira, 30 de março de 2018

Desafio de costura histórica: Camisola 1930-1940

 

    O tema de Março do desafio de costura histórica é 'Conforto no lar: faça algo para ser usado em sua casa (histórica)'. Já fazia um tempo que eu admirava camisolas vintage, então aproveitei o tema para fazer uma pra mim e sim, estamos introduzindo uma outra época aqui no blog, rs. Eu também sou bem fã das décadas de 1930-40 e tento colocar elementos da moda desse período no meu dia a dia. Para mim esse desafio foi unir o útil ao agradável. 

Número do desafio: #3 (conforto no lar)
Tecido: cetim
Molde: tracei o meu próprio, baseando-me em exemplos históricos
Ano da peça: 1930-1940
Materiais utilizados: cetim, renda de tule, viés de cetim.
Quão historicamente correto é?: 80%*
Total de horas para finalização: Aprox. 4 horas
Quando utilizou pela primeira vez: Usada apenas pra fotos
Custo total: zero, utilizei materiais que já tinha

*Como eu cálculo a acuidade histórica: 25% aparência, 25% materiais, 25% técnicas, 25% modelagem.


Modelo

    Esse corte de camisola era muito utilizado nas décadas de 30 e 40. Eu buscava por algo com esse recorte no busto e detalhes em renda. Minhas principais referências foram ilustrações em catálogos da época.

Molde e corte

    Já tendo uma referência de como o molde deveria ser, tracei o meu a partir dele, com as minhas medidas. Foi a primeira vez que tracei esse tipo de recorte no busto e é impressionante o quanto ele influencia no caimento da peça. Eu sempre acho cortar cetim complicado pelo tecido ser escorregadio e acabei não fotografando o processo. 

Construção

    Primeiro eu apliquei a renda no busto, depois uni as duas partes do decote frontal, e então a saia. A parte de trás fiz também nessa ordem. Pespontei a costura abaixo do busto para dar acabamento, uni as laterais e as alças em viés foram a última coisa que costurei. 

Resultado 

    Eu amei! Ficou realmente como eu esperava que ficasse e foi uma peça bem rápida de fazer. Fiquei satisfeita com a modelagem e ainda pretendo fazer outras peças nessa mesma modelagem. A minha única ressalva é a renda de tule, eu acho que ela pinica um pouco então numa próxima eu utilizaria a renda de outro material. 

   Não sei se século XX será um assunto abordado muitas vezes aqui no blog, mas gostei de diversificar um pouco, ainda que em um post mais curto. Espero que tenham gostado, vocês se interessam por esse universo vintage e retrô? 

Referências

Molde - https://br.pinterest.com/pin/523684262914718032/ 
Follow my blog with Bloglovin

Um comentário:

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião! Não se esqueça de marcar a caixinha do 'notifique-me'; ou deixar um email de contato para que eu possa te responder.