sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Traje vitoriano tardio 1880s

Inspiração:

    A ideia principal era fazer um vestido o mais fiel possível à época (década de 1880), porém que pudesse ser incorporado ao filme do Drácula de Bram Stoker, Entrevista com o Vampiro ou Penny Dreadful sem chamar muita atenção, rs. Ou seja, um late victorian com ar vampiresco/dark. No meu painel do pinterest juntei dezenas de referências, mas aqui vou colocar só as principais: 


    O desenho que eu fiz no final foi esse abaixo. Depois desse eu ainda desenhei cada peça separadamente para que eu pudesse me guiar na hora de fazer os moldes.



Underwear:


    Como roupa de baixo resolvi usar uma combinação, corset, anágua lisa e bustle pad. Para a combinação minha principal inspiração foi essa ilustração, de um catálogo de 1880s. O corset já falei sobre ele aqui e a bustle pad usei pra substituir o uso de um bustle/anquinha em aço.

     Fiquei completamente apaixonada por essa combinação, veste super bem. Dá vontade de usar o dia todo, rs. 

Vestido



    Chamo de vestido mas são três peças: corpete, saia e sobressaia. A saia preta é um modelo que era chamado de walking skirt (ou saia de passeio, em português), feita em tafetá e com um bolso na lateral. Fiz esse modelo já pensando em usá-la separadamente em outros trajes. A sobressaia (também em tafetá) é do tipo bustle, com a parte de trás presa em fitas pra formar esse drapeado. O corpete é costurado junto com uma camada de brim e tem forro (em percal) e barbatanas. Atrás é fechado por uma amarração espiralada nas costas, assim como era usado na época. 


    Como vocês podem notar o decote e as mangas saíram diferente do planejado.Fiz testes da manga e drapeado do decote com o chiffon preto e não ficou satisfatório, então resolvi fazer sem esses detalhes mesmo, e acrescentei o guipir. 

Acessórios e cabelo:


    Na imagem estão minhas principais referências para o penteado e acessórios. Tinha gostado da ideia de usar uma gargantilha com camafeu então para combinar usei brincos e um anel nessa temática. No cabelo coloquei duas rosas falsas e no braço usei uma pulseira de 'brilhantes'. Para um traje de baile, o ideal seria usar luvas claras porém optei pelas pretas por combinarem mais com o vestido. A capa foi encomendada na Josette Blandchard e a gargantilha é da Empório Anacrônico.

Foto por Valdeir Neto

Resultado final:

Fotos por Cleusa Vargas, Ra Belchior e Cleusa Vargas, respectivamente.

   Fiquei beeem satisfeita com o resultado final, apesar de não ter saído como planejei inicialmente. Realmente só o decote que mudaria, pra deixar mais profundo. Também pretendo acrescentar uma anágua própria bustle para que a saia fique com um caimento ainda mais bonito. De qualquer forma, esse já é um dos meus trajes preferidos e acredito que consegui esse feeling vampiresco que era a intenção.

Principais referências: 

Corpete:
https://www.youtube.com/watch?v=v9kGyZDWZcA
https://www.youtube.com/watch?v=m1z8MXAvM1M
Apostila de modelagem SENAI
Hecklinger's ladies' garments, Charles Hecklinger (livro)
http://augustintytar.blogspot.fi/2013/02/1882-ball-gown.html

Sobressaia:
http://kristinameister.com/2013/05/25/creating-a-victorian-bustle/
http://sewinginwalden.blogspot.com.br/2013/06/ladies-costume-iii-1888.html
The cut of women's clothes, por Norah Waugh
Patterns of fashion, Janet Arnold (livro)
http://historicalsewing.com/tutorials/how-to-make-an-1870s-bustle-skirt

Saia:
The cut of women's clothes, Norah Waugh (livro)
Hecklinger's ladies' garments, Charles Hecklinger (livro)

2 comentários: